Decor estilo industrial: o que é e como inserir na sua casa

Kappesberg
decoração, Dicas, estilo industrial, decor industrial

A decor estilo industrial surgiu nos meados do século XX, inicialmente em Nova York, quando as instalações das fábricas, galpões e garagens passaram a ser utilizadas como moradia. Tal fenômeno, inicialmente, atingia a população mais carente, que não tinha condições de morar nos bairros mais caros e precisava ocupar os espaços abandonados.

 

Com o passar dos anos, o que até então era visto com um estilo de moradia marginalizado passou a ser encarado como algo elegante, com grandes designers e arquitetos se especializando no segmento.

 

A decoração estilo industrial foi ressignificada e, hoje em dia, até mesmo peças de alto design seguem essa vertente, que pode ser levada para dentro do seu lar!

 

Quer saber mais sobre a decor estilo industrial e como inseri-la na sua casa? Então, prossiga com a leitura!


O que é decor estilo industrial?


A decor estilo industrial é aquela que traz para dentro de casa elementos alusivos aos galpões das indústrias e fábricas.

 

Na prática, o estilo mescla elementos rústicos, vintage e contemporâneos de forma bastante sofisticada. 

 

Inúmeras releituras podem ser feitas numa decoração industrial, desde que se tenha criatividade e se tenha bom senso para não cometer exageros. É claro que contar com móveis de qualidade ajuda muito nesse momento!


Características de uma decor estilo industrial


A decor estilo industrial tem características bem específicas e particulares. Veja, na sequência, algumas das principais delas!

Tijolos, concreto e vigas aparentes

 

Pontos de tijolos, concretos, vigas e canos aparentes


A decoração industrial abusa das paredes com tijolos aparentes, sem reboco ou pintura. As vigas e os canos também podem ficar aparentes, trazendo um ar rústico para o ambiente.

 

O chão pode ser de concreto batido e as janelas bem amplas, geralmente de ferro, e com grandes espaços para os vidros. Vitrais coloridos, em alguns casos, são uma opção interessante de composição.

 

Espaços integrados

 

Espaços integrados


Se você já entrou no galpão de uma indústria, deve ter notado que esses espaços praticamente não têm divisões. Numa fábrica, há estações de trabalho para cada operário, mas sem paredes formando salas.

 

Ao trazer esse conceito para dentro de casa, segue-se a mesma ideia. Dessa forma, é uma boa ideia planejar ambientes integrados, como cozinhas e sala que ocupam o mesmo espaço.

 

Plantas livres e luz natural

 

Plantas livres e luz natural


A natureza também está presente na decoração industrial. Como comentamos, as janelas devem ser amplas e o mesmo pode ser feito com as portas. A ideia é que as aberturas possibilitem a penetração da luz natural no ambiente.

 

Esse é o conceito conhecido como planta livre, que se baseia em projetos sem muitas paredes internas, que podem ser substituídas por vidros, caso sejam necessárias.


Como inserir o estilo industrial na sua decoração


Se bem realizada, a decor estilo industrial proporciona ambientes muito bonitos e de excelente gosto. 

 

A seguir, apresentaremos algumas dicas para você inserir esse estilo na sua decoração e ter ambientes aconchegantes e que chamem a atenção de quem os visualiza.

 

Use peças de ferro e madeira

 

Use peças em ferro e madeira


Para inserir o estilo industrial na sua decoração, você pode usar objetos decorativos de ferro e madeira.

 

As luminárias, por exemplo, podem ser feitas de metal e penduradas com os fios aparentes. Isso traz um efeito incrível para a decoração dos espaços.

 

Opte por móveis abertos


Opte por móveis “abertos”


Na decor estilo industrial, os móveis são mais “abertos”, ou seja, sem muitas portas e gavetas.

 

Até mesmo os guarda-roupas podem ser mais abertos, deixando à mostra as peças que são guardadas neles.

 

Dicas para usar no quarto

 

Dicas para usar no quarto


Para que o seu quarto imprima o estilo decor, diversos elementos podem ser inseridos. A cama, por exemplo, pode ser substituída por pallets de madeira. Isso traz um ar rústico e minimalista para o ambiente.

 

Você também pode apostar no guarda-roupa aberto da Kappesberg, que tem um cabideiro aparente e gaveta para guardar roupas íntimas e outros objetos.

 

Dicas para usar na cozinha e sala integrada

 

Dicas para usar na cozinha + sala integradas


Os ambientes integrados são uma das principais características da decoração industrial, conforme comentamos.

 

Em uma sala e cozinha integradas, são várias as opções de móveis que podem ser usados. A mesa para fazer refeições e as cadeiras, por exemplo, pode ser substituída por bancadas abertas e banquetas de ferro.

 

Racks de madeira para TV, aparadores, mesas de centro e estantes abertas para expor os seus livros e objetos decorativos também são muito bem-vindos no ambiente “dois em um”.

 

Dicas para usar no home office

 

Dicas para usar no home office


Ter um home office virou uma necessidade para muitas pessoas, tendo em vista que essa modalidade de trabalho é uma tendência para diversas áreas de atuação.

 

Para ter um escritório em casa com estilo industrial, você pode usar uma escrivaninha simples, com tampo em MDF e pés metálicos.

 

Em cima da mesa, deixe o seu computador, agendas, blocos de anotações, porta-canetas etc. Usar papel reciclável e objetos decorativos de metal também é uma boa forma de trazer um ar mais industrial para o seu home office.

 

A decoração estilo decor caiu no gosto popular e você pode compor ambientes impressionantes e confortáveis seguindo essa tendência. Basta ter criatividade e usar os objetos certos.

 

A Kappesberg está aqui para te ajudar nesse sentido! Temos uma linha exclusiva, que leva o estilo industrial para o seu lar, deixando o ambiente muito mais moderno e cheio de estilo, com versatilidade. Ele se encaixa perfeitamente em qualquer ambiente, com um toque especial!

 

Ficou curioso para conhecer a nossa linha industrial exclusiva? Então, acesse agora mesmo o nosso site e confira!



Blog Kappesberg Curadoria online