Como decorar um imóvel alugado sem gastar muito?

Kappesberg
decoração, Dicas

 

A busca por casas e apartamentos para aluguel cresceu muito nos últimos anos, sendo uma opção muito viável para quem está começando uma vida nova. Ao se mudar para um imóvel locado, muitos falam “ah, mas por que decorar uma casa que não é minha?” ou “mas, e quando eu for me mudar?”. A casa precisa ser aconchegante para você viver melhor cada momento do agora, portanto, não deixe de fazer pequenas mudanças que podem e, com certeza, farão a diferença no seu dia a dia.

 

O segredo é planejar bem os seus gastos e fazer escolhas inteligentes. Por isso, o blog Kappesberg selecionou algumas dicas super fáceis, que vão te ajudar a economizar na decoração e deixar o seu lar ainda mais maravilhoso. Vamos conferir?

 

Leia também: Itens fundamentais para quem está decorando pela primeira vez

 

Primeiros passos

Antes de começar, reveja o seu contrato de locação e converse com o proprietário do imóvel. Essa etapa é fundamental para entender quais são os limites e o que você pode mudar dentro de casa. Mudanças estruturais, por exemplo, precisam ser estudadas com antecedência, uma vez que envolvem a parte elétrica e encanamento. Seja por imobiliária ou locação direta, no contrato é comum ter cláusulas sobre conservação. Atente-se às suas obrigações e tenha um bom relacionamento com o dono da casa, assim fica muito mais fácil negociar as melhorias no imóvel.

 

Paredes

 Reprodução/Pinterest/Thony

 

Decorar as paredes é uma forma fácil de dar outra cara para qualquer ambiente. Na decoração de casa alugada, se for escolher entre aplicar um papel de parede ou pintar, coloque na balança os prós e contras de cada um, considerando o seu contrato de locação. Pintar é uma opção mais em conta e, se a ideia for economizar ainda mais, você mesmo pode pôr a mão na massa e fazer a pintura. Já o papel de parede é deslumbrante e tem um universo completo de possibilidades de textura. Entretanto, além do alto investimento, o papel de parede não pode ser reutilizado e pode manchar a parede original.

 

Além da cor das paredes, é legal pensar em itens complementares, como quadros e espelhos. Para não danificar e nem furar a superfície, uma dica é utilizar fitas autocolantes, que aderem muito bem e ajudam a deixar o ambiente mais completo.

 

Móveis modulados

 Cozinha Maxxi

 

Os móveis são a parte que dão vida ao imóvel. Para quem está morando de aluguel não é financeiramente viável fazer móveis planejados, já que costumam ser muito mais caros. Nesses casos, que tal investir em móveis prontos ou multifuncionais? Fazendo uma busca rápida na internet você encontra uma ampla variedade de mobiliários para compor a sua casa, com diversos estilos, tamanhos e design. Na Kappesberg, você pode comprar modulados, que são móveis individuais que te permitem montar sua própria composição e deixar de acordo com a sua necessidade. Outra vantagem é que este modelo pode te acompanhar na mudança de casas, se adaptando perfeitamente em outros ambientes. Avalie os móveis que já estão no seu lar e complemente do jeito que quiser!

 

Iluminação

 Reprodução/Pinterest/Illuminium

 

Trocar o sistema elétrico de uma casa costuma ser um investimento relativamente alto e muito trabalhoso. Para resolver de modo simples e deixar a decoração ainda mais completa, que tal utilizar luminárias ou abajures? Essa é uma proposta que pode ser adaptada em qualquer cômodo da casa. Em casas mais modernas, é comum encontrar sancas no teto e rebaixamentos em gesso. Para dar um toque mais intimista, é legal trazer iluminação em fitas de LED ou até mesmo colocar spots de luz.

 

Se adapte

 Reprodução/Pinterest/theeverygirl

 

O mais importante quando nos mudamos para um imóvel novo é desapegar da ideia de que tudo ficará totalmente perfeito. Seja adaptável e não tenha medo de usar e abusar de truques que deixem o seu lar mais confortável. Por exemplo, se o piso da casa não está tão bacana, mas não vale a pena trocá-lo, por que não utilizar um tapete que esconda uma parte do chão? As plantas também são ótimas aliadas para disfarçar algum cantinho e compor uma decoração econômica. Aproveite para pesquisar referências e as adapte para o seu orçamento e para a funcionalidade da casa.

 

Para finalizar com chave de ouro, se você quer decorar o seu imóvel alugado gastando pouco, não deixe de conferir mais conteúdos ricos como este em nosso blog! Aqui nós compartilhamos dicas de decoração, organização, tendências e muito mais, pensadas para que você conquiste o lar dos seus sonhos com a Kappesberg!

 

Siga nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube



Blog Kappesberg Curadoria online