Apartamentos pequenos: qual o tamanho para a sala de jantar?

Apartamentos pequenos: como saber qual o tamanho da mesa ideal para a sala de jantar?

Quer montar uma sala de jantar em um apartamento pequeno? Então confira as dicas para descobrir quais os tamanhos ideais.

Mobiliar o nosso lar traz uma sensação prazerosa de realização e felicidade. E mesmo em apartamentos menores, sempre é possível encontrar um jeito  de encaixar sua decoração. Isso vale, inclusive, para a sala de jantar.

Entretanto, o desafio em apartamentos pequenos é criar espaços que sejam confortáveis e sirvam para diversas ocasiões, como um almoço em família ou uma social com os amigos. 

E para ter o melhor dos dois mundos, é preciso acertar na escolha dos móveis e ousar na decoração, trazendo a sua personalidade em cada cantinho do seu apartamento. 

Pensando na sala de jantar, selecionamos algumas dicas simples que ajudarão você a escolher o tamanho de mesa ideal para a sua casa. Fique com a gente e confira.

A importância da sala de jantar em um apartamento

A sala de jantar é um espaço mais do que especial! Afinal, é onde nos reunimos com a família e com os amigos para compartilhar refeições, conversar e criar momentos especiais juntos. 

Mesmo em espaços menores, uma sala de jantar bem organizada torna um ambiente aconchegante e traz personalidade para o lar. 

É o lugar perfeito para celebrar ocasiões importantes e também para relaxar após um dia agitado.

Na sala de jantar, acontecem desde almoços em família, encontros com amigos e até jantares românticos, ou seja, é  um espaço que vai além do uso diário, pois guarda lembranças e vivências marcantes da nossa vida. 

E a possibilidade de decorá-la conforme o nosso estilo, escolhendo móveis e decoração que reflitam nossa identidade, torna esse cantinho ainda mais especial e único. 

Sala de jantar em apartamentos pequenos: é possível?

Sim, é totalmente possível ter uma sala de jantar em apartamentos pequenos! 

Mesmo com pouco espaço, com criatividade e o planejamento adequado, é viável criar um ambiente confortável e funcional para as refeições e momentos especiais.

Confira algumas dicas importantes encaixar sua  sala de jantar em espaços reduzidos:

Considere usar uma mesa redonda

As mesas redondas são ideais para apartamentos menores, pois não atrapalham a circulação. 

Além disso, elas têm uma dinâmica mais amigável para conversas em grupo, o que é perfeito para receber amigos e familiares. 

Aposte nos móveis compactos

Escolher móveis compactos e multifuncionais é essencial para decorar uma sala de jantar em um apartamento pequeno.

Aposte, por exemplo, em banquetas que possam ser guardadas sob a mesa, em vez de cadeiras muito robustas.

Decore com espelhos e cores claras

O uso de espelhos pode criar a sensação de um ambiente mais amplo, assim como cores claras nas paredes e móveis.

O branco, o gelo e os tons pastel combinam muito bem em salas de jantar para ambientes com espaço reduzido.

Tenha uma iluminação adequada

Uma boa iluminação é fundamental para criar um ambiente acolhedor e funcional na sala de jantar. 

Luminárias suspensas ou pendentes sobre a mesa podem ser uma escolha interessante, por exemplo.

Faça a divisão de ambientes

Se o espaço permitir, considere uma divisão sutil entre a sala de estar e a sala de jantar para criar uma sensação de separação entre os espaços, mesmo que visualmente.

Isso pode ser feito, inclusive, com móveis, como uma bancada alta. Em decorações com estilo industrial, isso cria um efeito muito bacana. 

A chave para criar uma sala de jantar em apartamentos pequenos é o equilíbrio entre a funcionalidade e a estética. Pense nisso e arrase na decoração!

Sala de jantar: a importância de escolher a mesa do tamanho ideal

Escolher a mesa do tamanho certo é fundamental para a sala de jantar, independentemente do espaço disponível. 

As mesas redondas, por ocuparem pouco espaço, são ótimas opção para apartamentos menores. 

Outra opção interessante são as mesas retangulares com bancos compridos. Essa combinação oferece vantagens únicas, pois os bancos podem ser guardados debaixo da mesa quando não estão sendo utilizados.

Além disso, os bancos acomodam mais pessoas ao longo dos lados da mesa, o que é ótimo para receber visitas em um apartamento compacto.

Independente do modelo escolhido, é importante considerar o número de pessoas que a mesa precisa acomodar regularmente e a possibilidade de expansão para ocasiões especiais. 

O tamanho adequado da mesa garantirá não apenas o conforto durante as refeições, mas também possibilitará uma decoração mais harmoniosa e funcional para a sua sala de jantar.

O que avaliar antes de escolher a mesa da sua sala de jantar?

Considerando as informações que trouxemos até aqui, existem alguns tópicos que você deve avaliar antes de escolher a sua mesa. Confira:

Finalidade

Em um apartamento, a mesa é multifuncional, servindo tanto para acomodar seus amigos e familiares durante uma refeição, quanto para atividades do dia a dia. 

E para escolher a melhor mesa para a sala de jantar, é preciso começar pelo básico: a sua finalidade.

Vamos pensar em um exemplo prático: se na sua casa moram três pessoas, durante a semana você utiliza o móvel para trabalhar ou estudar, e casualmente você recebe visitas, vale a pena investir em uma mesa a partir de seis lugares. 

Dessa forma, os seus convidados ficarão confortáveis e você terá um espaço versátil para utilizar sempre que precisar. 

Se o seu espaço é reduzido, você mora sozinho e recebe poucas visitas, uma mesa de dois lugares será perfeita para você. 

Nesse caso, é interessante ter um ambiente dois em um: uma sala pequena com mesa de jantar e um sofá aconchegante. Lembre-se: é importante pensar na sua visita, mas não deixe de lado o seu bem-estar diário.

Espaço

Em uma sala pequena com mesa de jantar, é essencial lembrar de tirar todas as medidas de espaços disponíveis. Essa dica pode parecer um tanto quanto óbvia, mas é a chave para acertar na escolha.

Além da medida geral, considere o que seria um espaço confortável para sentar e puxar a cadeira. 

Tome cuidado para não deixar pouco espaço livre, pois isso, além de reduzir o conforto, pode danificar as paredes, devido ao atrito com a peça. 

A medida mais aconselhável é manter uma distância de 10 centímetros entre a cadeira e a parede. 

Na etapa das medidas, também já é possível decidir se a mesa ideal é uma quadrada, redonda ou retangular, e como deve ser o tampo.

Para ambientes muito pequenos, as mesas redondas e quadradas são ótimas soluções. Se a sua rotina inclui muitas pessoas, uma mesa retangular acomodará satisfatoriamente a todos, sem perder o conforto. 

Com relação ao tipo de tampo, essa é uma decisão que parte da estética desejada na casa. Modelos amadeirados ou em vidro trazem um toque extra de sofisticação e conferem elegância para a sala. 

Pensando nas cadeiras para a sala de jantar, dê preferência aos assentos macios, uma vez que elas podem ser utilizadas como uma extensão do sofá, ou seja, uma acomodação a mais para sentar em caso de visitas.

Referências

Se você está decorando o seu lar, faça uma pasta com as suas referências favoritas. Salve tudo aquilo que combina com o seu estilo e comece a aguçar a sua criatividade. 

E não se prenda a pesquisar somente móveis. Quando falamos de decoração, toda ideia é válida e pode ser colocada em prática para ter o apartamento perfeito.

Pensando na sua mesa de sala de jantar, pesquise imagens e faça uma curadoria de tudo o que você quiser. 

Com as medidas em mãos e as necessidades alinhadas, é só ir em busca do móvel que mais combina com você!

Escolha a sua mesa de tamanho ideal na Kappesberg

Na Kappesberg, você pode escolher a mesa ideal para você! 

Com uma ampla variedade de modelos, a nossa marca oferece opções que atendem às diferentes necessidades e se encaixam perfeitamente em diversos estilos decorativos

Seja para apartamentos pequenos ou espaços mais amplos, você encontrará mesas redondas, retangulares e até mesmo modelos com bancos compridos, perfeitos para otimizar o espaço. 

Além disso, a qualidade dos produtos é excelente, garantindo durabilidade e conforto nas suas refeições e momentos especiais. 

E o melhor de tudo, a entrega é garantida em todo o Brasil. 

Não perca tempo e venha escolher a mesa perfeita para a sua sala de jantar na Kappesberg! Acesse a nossa loja oficial agora mesmo!

Autor(a)

Kappesberg Blog

Assine nossa Newsletter


    Conteúdos Recentes

    Cozinha Modulada
    Cozinha compacta: 5 dicas para organizar estrategicamente

    Por Kappesberg Blog em 01/08/2023

    Dicas da Ká
    5 Benefícios do guarda-roupa MDF

    Por Kappesberg Blog em 01/08/2023

    Decoração
    Cor do ano: o que a Peach Fuzz traz para 2024

    Por Kappesberg Blog em 01/08/2023