Qual o tamanho da mesa e a quantidade de cadeiras ideais para minha sala de jantar?

Kappesberg
organização, Dicas

A sala de jantar é aquele espaço querido de todo lar. É lá onde podemos conversar, brincar, apreciar receitas de família e, principalmente, passar um tempo especial com quem faz parte da nossa vida. Para ter um espaço adequado, é necessário pensar em alguns pontos valiosos, como iluminação, decoração, janelas, e claro, os móveis que vão compor a sala.

 

A mesa e as cadeiras de jantar são o destaque da sala e precisam acomodar todos de modo aconchegante. Por isso é tão importante comprar um jogo de peças do tamanho adequado, que não seja nem pequeno o suficiente para deixar todos apertados, e nem tão grande que quebre a estética do ambiente. Pensando nisso, o Blog da Kappesberg trouxe aqui alguns tópicos que te ajudarão a escolher a mesa e as cadeiras ideais para a sua casa. Vamos conferir?

 

Leia também: 5 dicas de como deixar a sua sala mais aconchegante

 

A distância certa

Para uma sala perfeita, o ideal é ter uma distância de no mínimo 60 centímetros entre as cadeiras, para que todos se acomodem confortavelmente na hora da refeição. Além disso, considera-se também um espaçamento de pelo menos um metro para que as pessoas possam circular atrás de quem já está sentado. Portanto, vamos do começo: qual é a medida total da sua sala de jantar?

 

Essa etapa sempre aparece quando falamos sobre comprar móveis, e precisa ser feita com precisão e cuidado. Utilizando uma fita métrica ou uma trena, coloque as dimensões disponíveis, qual vai ser o espaço ocupado pela mesa e a distância entre as cadeiras e a parede. Uma dica que vai te ajudar a visualizar melhor a disposição de lugares é utilizar uma fita crepe para demarcar as posições dos móveis.

 

Com tudo marcado, tire fotos e reordene da maneira que melhor combinar. Também já é válido analisar se será necessário ter um aparador, ou se será colocado algum item decorativo que ocupe mais espaço. Vamos combinar uma coisa: mesmo que a sala não seja muito grande, não vamos inventar de colocar mais cadeiras do que realmente cabe, ok? Sobretudo, valorize o aconchego que esse canto da casa proporciona para ter momentos memoráveis com companhias especiais.

 

O estilo que combina com a casa

Navegando pela web, você vai encontrar diferentes modelos de mesa. Cada tipo funciona bem com uma proposta específica e com a necessidade que cada casa vai ter. Portanto, vamos dividir em algumas opções:

 

Mesas retangulares

As mesas retangulares são perfeitas para famílias. Sendo aquele modelo mais tradicional do mercado, essa é a aposta certa para quem recebe visitas e precisa acomodar mais pessoas. Neste formato, na Kappesberg você encontra opções para 4, 6 ou 8 lugares. Mas lembre-se: menos é mais. Se a sala for muito pequena, não adianta ter tantos lugares.

 

Mesas quadradas

Escolha certa para decorações modernas, você pode encontrar mesas quadradas nas metragens 105 x 105cm e 130 x130cm. Esse formato funciona muito bem para salas que sejam simétricas, ou seja, tenham lados bem delimitados.

 

Mesas redondas

Lindas e sofisticadas, são ideais para otimizar o espaço. Na Kapppesberg é possível encontrar modelos para 4 lugares. Em apartamentos pequenos, uma mesa redonda preencherá bem o espaço. O segredo é utilizar a falta de cantos a seu favor na hora de dispor as cadeiras.

 

Mas afinal, quantas cadeiras preciso ter?

A resposta para a pergunta é simples: depende. Tendo as medidas em mãos, sabendo a distância correta entre cadeiras e recuos, conhecendo as suas necessidades e pensando já no formato de mesa, cabe a você decidir qual é a quantidade de lugares ideal para a sua sala de jantar.

 

Muitos arquitetos e designers de interiores definem que o certo é pensar sempre em duas cadeiras a mais do que normalmente se usa no dia a dia, mas aqui cabe a reflexão de quantas pessoas você costuma receber. Se você ama fazer jantares deliciosos e chamar algumas visitas, pode optar por uma mesa com 8 lugares. Se na sua casa moram poucas pessoas, e convidados não são necessariamente a prioridade, um modelo com 6 cadeiras atenderá muito bem. O que importa é ter um conjunto que combine com o seu lar de modo confortável.

 

Se o conteúdo de hoje foi útil, que tal conferir outros artigos disponíveis em nosso blog? Aqui você encontra dicas de decoração, as últimas tendências do mercado, novidades e muito mais. Deixe a Kappesberg fazer parte do seu sonho e tenha o lar que você merece!

 

Acompanhe também nas redes sociais:  Facebook | Instagram | YouTube



Blog Kappesberg Curadoria online