Apartamentos pequenos: como saber qual o tamanho da mesa ideal para a sala de jantar?

Kappesberg
organização, Dicas

Mobiliar o nosso lar traz aquela sensação prazerosa de realização e felicidade. Mesmo em apartamentos menores, todo ambiente tem espaço de sobra para encaixar a decoração que você sempre quis ter, carregada de refino e bom gosto.

 

Entretanto, o desafio em apartamentos é criar espaços que sejam confortáveis e comportem ocasiões além do dia a dia, como um almoço em família ou uma reunião social com os amigos. Para ter o melhor dos dois mundos, é preciso escolher com assertividade os seus móveis e se jogar na decoração, trazendo a sua personalidade em cada cantinho do seu apartamento. Pensando na sala de jantar, a Kappesberg selecionou algumas dicas simples, mas que te ajudarão a escolher o tamanho de mesa ideal para você. Vamos lá?

 

Leia também: 5 dicas de como deixar a sua sala mais aconchegante

 

 

Finalidade

Em um apartamento, a mesa é multifuncional, servindo tanto para acomodar seus amigos e familiares durante uma refeição, quanto para atividades do dia a dia. A fim de escolher a melhor mesa para a sala de jantar, é preciso começar pelo básico: a sua finalidade.

 

Vamos pensar em um exemplo prático: se na sua casa moram 3 pessoas, durante a semana você utiliza o móvel para trabalhar ou estudar, e casualmente você recebe visitas, já vale a pena investir em uma mesa a partir de 6 lugares. Dessa forma, os seus convidados ficarão confortáveis e você tem um espaço versátil para utilizar sempre que precisar. Se o seu espaço é muito reduzido, você mora sozinho e recebe algumas pessoas de maneira esporádica, uma mesa de dois lugares já é o suficiente para a sua necessidade. Nesse caso, é interessante ter um ambiente dois em um: uma sala pequena com mesa de jantar e sofá aconchegante. Lembre-se: é importante pensar na sua visita, mas não deixe de lado o seu bem-estar diário.

 

 

Espaço

Em uma sala pequena com mesa de jantar, é essencial lembrar de tirar todas as medidas de espaço disponível. Essa dica pode parecer um tanto quanto óbvia, mas é a chave para acertar na escolha.

 

Além da medida geral, considere o que seria um espaço confortável para sentar e puxar a cadeira. Tome cuidado para não deixar poucos centímetros livres, pois isso tira o aconchego e pode ocasionar riscos ou machucar as paredes, por conta do atrito da peça. A medida mais aconselhável é manter uma distância de 10 centímetros entre a cadeira e a parede. Na etapa das medidas, também já é possível decidir se a mesa ideal é uma quadrada, redonda ou retangular, e como deve ser o tampo.

 

 

 

Para ambientes muito pequenos, as mesas redondas e quadradas são ótimas soluções. Se a sua rotina inclui muitas pessoas, uma mesa retangular acomoda satisfatoriamente a todos, sem perder o conforto. Com relação ao tipo de tampo, essa é uma decisão que parte da estética desejada na casa. Modelos madeirados ou em vidro trazem um toque extra de sofisticação e conferem elegância para a sala. Pensando nas cadeiras para a sala de jantar, dê preferência aos assentos macios, uma vez que elas podem ser utilizadas como uma extensão do sofá, ou seja, uma acomodação a mais para sentar em caso de visitas.

 

 

 

 

Referências

Se você está decorando o seu lar, já faça uma pasta com as suas referências favoritas. Salve tudo aquilo que combina com o seu estilo e comece a aguçar a sua criatividade. E não se prenda a pesquisar somente móveis. Quando falamos de decoração, toda ideia é válida e pode ser colocada em prática para ter o apartamento perfeito.

Pensando na sua mesa de sala de jantar, pesquise imagens e faça uma curadoria de tudo o que você quiser. Com as medidas em mãos e as necessidades alinhadas, a fase da pesquisa te ajudará a achar o móvel que mais combina com você!

 

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para conferir outras dicas como essa, disponíveis em nosso blog! Aqui você vai encontrar tudo o que precisa para tirar os seus sonhos do papel e ter a casa que você merece!

 

Siga nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube

 



Blog Kappesberg Curadoria online