Está com problemas para organizar o guarda-roupa? Calma! Nós separamos 6 dicas imperdíveis que vão te auxiliar nesse processo. Confira!
Uma boa organização facilita nossa vida e nosso dia a dia. E quando o assunto é bem-estar e descomplicar a rotina, nada melhor que uma casa organizada, não acha? E para ajudar nessa missão, organizar o guarda-roupa faz toda a diferença.
Além de deixar o dormitório mais funcional, um roupeiro organizado ajuda a criar um ambiente mais harmonioso e traz mais facilidade para o seu dia, inclusive na hora de escolher a roupa para compor o seu visual.
Essa organização é tão fundamental que existem até profissionais especializados neste tipo de arrumação, os chamados “personal organizers”.
Para fazer essa mudança no guarda-roupa e transformá-lo em um móvel mais organizado, reunimos 6 dicas simples, mas que farão toda a diferença. Vamos conferir?
Antes de irmos para as dicas, que tal refletirmos um pouco mais sobre a importância de ter um guarda-roupa organizado?
Segundo Marie Kondo, personal organizer, autora de livros e apresentadora do reality show “Ordem na Casa”, da Netflix, a organização começa com uma mudança de mentalidade.
A especialista acredita que devemos nos perguntar se cada item que possuímos nos traz alegria e se é realmente necessário mantê-lo.
Ela defende que a organização não é apenas uma questão de limpar e arrumar, mas sim de transformar nossa relação com as coisas que possuímos.
Sendo assim, manter um guarda-roupa organizado é importante até mesmo por uma questão emocional.
Nele, devemos manter as peças de roupas e acessórios que são realmente relevantes, todas ordenadas, para que possamos ter um dia a dia com mais simplicidade e qualidade de vida.
Além disso, ter um guarda-roupa organizado proporciona diversos benefícios, tais como:
Viu como organizar o seu guarda-roupa é importante? Então, continue a leitura para começar a mão na massa.
Às vezes, não sabemos nem por onde começar a organização. É esse o seu caso? Então as próximas dicas são para você.
O primeiro passo para organizar um guarda-roupa pequeno é esvaziá-lo completamente.
Sendo assim, retire todas as roupas e acessórios, incluindo aqueles que estão esquecidos no fundo do armário ou em gavetas.
Em seguida, organize as peças por categorias, tais como: roupas para sair, roupas de ficar em casa, roupas para ir ao trabalho etc.
Enquanto isso, também faça uma triagem para identificar quais peças você usa regularmente e quais não usa há muito tempo.
Considere doar ou descartar aquelas que não fazem mais o seu estilo ou que não servem mais.
A organização de um guarda-roupa grande não é tão diferente do que a de um pequeno. A metodologia a ser adotada pode ser exatamente a mesma.
O que muda é que a maioria dos guarda-roupas grandes ficam em quartos de casais. Se esse for o seu caso, convide o seu parceiro ou a sua parceira para fazer a organização junto com você.
Assim, vocês podem dividir o espaço igualmente e chegar a conclusões justas, inclusive sobre peças que ambos utilizam, como as roupas de cama.
Agora, preste atenção em nossas dicas para organizar o seu guarda-roupa de forma prática e eficiente! Veja, a seguir!
Você provavelmente já passou por aquela típica situação de ter uma infinidade de peças de roupa, mas nunca achar o modelo ideal para sair.
Faça uma limpeza dos seus itens e deixe apenas aquilo que estiver sendo utilizado. Além de deixar o seu guarda-roupas muito mais organizado e prático, você abre espaço para novas peças e renovar o seu visual.
Não existe uma regra certa de periodicidade da limpeza, mas é interessante fazer sempre que for organizar todo o armário.
Após fazer a separação das peças que não vão mais ficar na sua casa, dê-lhes um destino.
Você pode vender para ganhar um dinheirinho extra ou doar para alguém que precise. Ah, e isso vale para outros itens, como cobertores, jogo de cama, toalhas etc.
Dica da Ká: Para as roupas que ficam penduradas, coloque os cabides todos na mesma posição. Conforme for utilizando as peças, vire o cabide para o lado contrário. Assim, depois de um certo tempo, você pode visualizar melhor quais itens estão sobrando e podem ser descartados!
Sabendo o que vai ficar no guarda-roupa, separe os espaços. Essa é uma etapa ainda mais importante para quem tem roupeiro casal e o divide com outra pessoa.
Também, divida as peças que serão colocadas nas prateleiras e as que ficarão penduradas.
O que pode ser pendurado:
O que pode ser dobrado:
Roupeiro G554 Kappesberg
Essa é uma dica que vale para todos os cômodos da casa: padronização gera organização.
Uma ideia bacana para dar uma noção de profundidade e elegância é investir em cabides iguais ou de mesma cor.
Para deixar mais harmônico, a dica é separar as prateleiras internas por cor, facilitando uma ampla visão do que está guardado.
Para quem tem muitos itens ou vai dividir o roupeiro, pense em etiquetar as prateleiras e separadores, garantindo um padrão visual de onde ficará cada coisa.
Além das peças que vão ficar penduradas, precisamos pensar naquelas que ficarão dobradas.
Para manter a ordem, o ideal é dobrar as roupas mantendo-as do mesmo tamanho. Existem alguns modelos de dobradores prontos, que facilitam o trabalho, mas você pode facilmente fazer o seu próprio com uma caixa de papelão.
Outra dica é substituir a dobra tradicional e fazer pequenos rolinhos com as roupas. Seja qual for a opção que você optar, assim fica muito melhor para visualizar o que tem no seu roupeiro.
Para começar a arrumar as gavetas, o primeiro passo é separar por categorias, como peças íntimas, meias e biquínis.
Na parte interna, você pode apenas dobrar os itens e guardá-los de modo sequencial ou apostar em organizadores.
Substitua aquelas pilhas infinitas que bagunçam tudo por opções menores, que te permitem pegar um item sem derrubar os demais.
Outra ideia é utilizar saquinhos, que podem ajudar a separar de acordo com a cor ou o tamanho sem ocupar tanto espaço, sendo ideal para um roupeiro solteiro ou pequeno.
Organizadores UZ Utilidades
Com as peças selecionadas, separadas, padronizadas e dobradas, o último passo é pensar em itens que ainda não têm um lugar certo.
Acessórios, por exemplo, costumam ser pequenos e podem se perder na imensidão do guarda-roupas, então, é uma boa opção investir em organizadores.
Separe-os conforme a frequência de uso e organize cada item. E claro, para quem gosta de usar a criatividade, está super liberado ao DIY e reciclar objetos da sua casa para fazer organizadores.
Para cobertores ou roupas de festa, por exemplo, outra dica é apostar em sacos de fechamento a vácuo, que poupam espaço e evitam o amarelamento das peças.
Colocando essas dicas em prática, você tem um guarda-roupa muito mais organizado e funcional, poupando tempo do seu dia a dia para aproveitar cada momento especial da vida!
A Kappesberg é uma empresa reconhecida no mercado por oferecer móveis de alta qualidade e design moderno. Isso não é diferente quando se trata de seus guarda-roupas.
Com opções incríveis de roupeiros para solteiros e casais, a Kappesberg oferece uma ampla variedade de modelos que atendem às necessidades de todos os tipos de consumidores.
Além disso, os nossos guarda-roupas combinam com todos os estilos de decoração, desde os mais clássicos aos mais modernos.
Com excelente qualidade e acabamento impecável, não há dúvidas de que os guarda-roupas Kappesberg são uma escolha confiável e elegante para quem busca um móvel funcional e estiloso para seu quarto.
Sendo assim, se ao organizar o seu guarda-roupa você percebeu que é hora de trocar o móvel por um mais moderno e de qualidade, não deixe de acessar a nossa loja. Trabalhamos com os melhores preços e garantimos a entrega em todo o Brasil.
Kappesberg Blog
Por Kappesberg Blog em 12/06/2023
Por Kappesberg Blog em 12/06/2023
Por Kappesberg Blog em 12/06/2023