MDF ou MDP: qual a diferença?

Kappesberg
Dicas

 

Você sabe qual é a diferença entre MDF e MDP? Ter esse conhecimento é importante para quem está mobiliando uma casa, apartamento ou escritório e quer comprar os melhores móveis.

Caso você ainda não saiba como distinguir os materiais, não tem problema! Reunimos uma série de informações interessantes sobre eles neste conteúdo. Confira, logo abaixo!

 

 

O que é MDF?

 

MDF é uma sigla para Medium Density Fiberboard, que pode ser traduzida para o nosso idioma como “fibras de média densidade”.

Trata-se de um material uniforme e sem camadas. O MDF é feito a partir da aglutinação de fibras de madeira com resina sintética.

Por conta de suas características, esse material é muito usado em trabalhos manuais e artesanatos, como pinturas,esculturas e xilogravuras.

Além disso, é claro, o MDF é um ótimo material para a fabricação de móveis para todos os cômodos da sua casa.

 

O que é MDP?

 

MDP, por sua vez, significa Medium Density Particleboard, expressão traduzida como “partículas de média densidade”.

A fabricação de MDP é feita por meio da aglutinação de três camadas de pedaços de madeira triturada, geralmente do tipo pinus. 

Geralmente, as suas camadas externas do MDP são mais finas e a interna mais grossa. Tais características tornam o material ideal para ser usado em móveis retilíneos como mesas, armários, balcões, estantes, entre outros.

É interessante destacar que muitas pessoas confundem o MDP com o antigo aglomerado, que realmente era um material com qualidade inferior.

Na fabricação do aglomerado, as partículas externas e internas são maiores, o que faz com que, com o passar do tempo, a madeira comece a esfarelar.

O processo de fabricação do MDP, no entanto, não é feito dessa forma. Atualmente, a tecnologia permite a produção de chapas de qualidade, que são utilizadas em móveis que cumprem as suas funções com excelência e têm alta durabilidade.


Principais diferenças entre MDF e MDP

 

O que difere o MDF e o MDP, como explicamos, são os materiais e o processo de fabricação de cada um deles.

Porém, ambos os materiais, MDF ou MDP, são boas opções para serem usados em móveis. Por isso, não recomendamos um ou outro material, isso depende da utilidade que será dada para a sua mobília.

Para fazer a melhor escolha, convém compreender os benefícios de cada um e, dessa forma, ver quais atendem melhor às suas necessidades. 

 

Qual é o melhor material: MDF ou MDP


Afinal, o que é melhor, MDF ou MDP? A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como o local em que você mora, o quanto você está disposto a investir, o cômodo da casa em que o móvel será colocado etc.

Veja, a seguir, os principais benefícios de cada um dos materiais e tire as suas próprias conclusões sobre a escolha entre MDF e MDP para os móveis de cada ambiente da sua casa!

 

 

 

Principais benefícios do MDF

 

Entre as principais vantagens do MDF, destacamos as seguintes:

 


Durabilidade



O MDF é um material bem resistente às mudanças de temperatura e abrasão. Tudo isso faz com que os móveis tenham uma boa durabilidade.


Sustentabilidade



As peças de MDF são fabricadas a partir de madeira de áreas reflorestadas e com materiais que não agridem o meio ambiente.
Logo, ao comprar móveis em MDF ou até mesmo MDP, você estará ajudando a preservar a natureza e a garantir o equilíbrio dos ecossistemas.


Design exclusivo



O MDF pode ser cortado em vários sentidos e trabalhado em centros de usinagem. Isso garante uma versatilidade de estilos e aplicações, com móveis de design exclusivo.

 

 

 

Principais benefícios do MDP

 

Já o MDP proporciona as vantagens relacionadas a seguir:


Resistência a peso



O MDP é bem resistente e suporta facilmente materiais mais pesados. Ele pode ser usado em estantes que acomodam livros, eletrônicos e outros itens com bastante peso, sem danificar.


Resistência à água



O MDP também é mais resistente à água, sendo recomendado para móveis localizados em áreas como a cozinha e o banheiro.

Além disso, caso a cidade onde você mora tenha um ar mais úmido, os móveis em MDP são uma excelente escolha, justamente por essa característica.


Resistência ao empenamento



A separação em camadas faz com que o MDP também seja resistente ao empenamento. Ou seja, você pode usar o seu móvel por muitos anos, sem se preocupar com danos desse tipo.


Sustentabilidade



Assim como acontece com o MDF, o MDP é feito a partir de madeiras de árvores de áreas reflorestadas. De tal maneira, a fabricação também é sustentável e respeita a natureza e o meio ambiente.


Ideal para móveis retos



O MDP é ideal para móveis retos, sem a prática da usinagem. Ele permite acabamentos perfeitos e sem esfarelar com o tempo.

Conhecendo essas características fica mais fácil para você escolher entre MDF ou MDP quando for comprar móveis. Lembre-se, no entanto, que ambos os materiais são de boa qualidade e ajudarão a compor ambientes bonitos e confortáveis na sua casa.

Na loja virtual da Kappesberg você encontra diversos móveis em MDF e MDP para a sua casa. Acesse agora mesmo e confira as ofertas exclusivas!



Blog Kappesberg Curadoria online