6 dicas de organização para quartos pequenos - Blog Kappesberg

6 dicas de organização para quartos pequenos

O quarto é o cômodo mais pessoal da casa e precisa ser um ambiente de conforto e personalidade. A organização de um quarto pequeno parece muito desafiador, mas quando bem planejado, tem tudo para dar certo. Com cada milímetro contado, é fundamental pensa

O quarto é o cômodo mais pessoal da casa e precisa ser um ambiente de conforto e personalidade. A organização de um quarto pequeno parece muito desafiador, mas quando bem planejado, tem tudo para dar certo. Com cada milímetro contado, é fundamental pensar em alguns fatores e escolher alguns itens com atenção, buscando sempre utilizar o tamanho do cômodo ao seu favor. Para ter um dormitório perfeito, com espaço para tudo o que você precisa, a Kappesberg selecionou 6 dicas de como organizar o quarto. Vamos lá?

Leia também: Produtos que deixarão seu quarto mais aconchegante

Cama e cabeceira

 Modulado Versa

A cama é o móvel mais importante de um quarto, afinal, é nela que você irá dormir e se preparar para um novo dia. Em quartos pequenos, precisamos tomar um cuidado extra com a escolha da cama. Um modelo muito grande, como queen ou king, pode tomar todo o espaço de circulação, impedindo a disposição de outros móveis. Compre uma cama que tenha um tamanho adequado para a sua necessidade e analise como posicioná-la no ambiente. Você pode apostar em uma cama baú, caso precise de mais espaço para guardar os seus pertences, uma cama casal ou uma de solteiro, ideal para quem dorme sozinho.

Já a cabeceira é opcional, mas agrega um charme especial para o dormitório. Entretanto, evite aqueles modelos muito robustos, que roubam vários centímetros que podem fazer falta. Na Kappesberg, por exemplo, você encontra camas que já têm cabeceira, o que facilita muito na hora de otimizar o espaço. Outra opção é a cabeceira para box com entrada USB, muito moderna e prática para o dia a dia. Comprar um jogo de cama e box com as dimensões adequadas é o primeiro passo para melhorar a organização do seu quarto pequeno.

Espelhos

 Reprodução Pinterest/homelisty

Na hora de se arrumar, nada mais importante que dar aquela olhadinha no espelho para conferir se o visual está bom. Além disso, não é segredo que os espelhos são excelentes para deixar o espaço maior, valorizando cada cantinho do ambiente. Portanto, use este item ao seu favor para compor a decoração.

Você pode adaptar o item em diferentes propostas, desde o clássico espelho no armário, até colocá-lo em cima da cama. Se a ideia é aumentar o espaço, você pode investir em um modelo grande, que preencha toda a parede. Outra dica válida é escolher a dedo o formato do espelho. Os redondos estão muito em alta e deixam o dormitório mais aconchegante. Já os retangulares são ótimos para dar amplitude. Projete bem onde posicionar e qual o modelo ideal, e o resultado é um quarto mais amplo e sofisticado.

Móveis multifuncionais

Uma dica excelente é investir em móveis multifuncionais. Os modulados são uma ótima opção para quem quer ter móveis com design diferenciado, e ainda sim ter a garantia de um mobiliário resistente e prático para organizar as suas coisas.

Quando pensamos em propostas multifuncionais, parece ser difícil imaginar como atribuir vários usos a um único móvel, mas, na prática, isso é muito mais fácil. Vamos pensar em uma cômoda, por exemplo, que pode ser utilizada internamente para guardar roupas e acessórios. Já em seu tampo, tem a possibilidade de usá-la como suporte para uma televisão.

Cantinho de estudos e trabalho

 Reprodução Pinterest/arqdeborabarbosa

Essa dica é especialmente útil para quem trabalha na modalidade home office ou utiliza o quarto para estudar: invista em uma escrivaninha. Os modelos com gaveteiro ajudam muito na hora de separar o que é artigo pessoal do que é de estudo e trabalho, evitando aquela confusão chata de papéis. Com uma mesa e uma cadeira no quarto, você ganha mais ergonomia e consegue organizar melhor o dormitório e a sua rotina.

Além da função para estudos e trabalho, ter uma mesa também entra na ideia de móveis multifuncionais. Se você gosta de se maquiar, por exemplo, é muito fácil adaptar a escrivaninha para virar uma penteadeira. Já para quem cria conteúdos on-line, que tal usar o móvel para gravar seus vídeos?

Guarda-roupas

Ter um guarda-roupas é essencial para manter a ordem na casa. Para conseguir guardar tudo o que você precisa, não tem problema investir em um roupeiro maior. Mas para quem quer otimizar o espaço, a dica é optar por um modelo com portas de correr. Também dê preferência para um guarda-roupas com divisórias internas, que dividem melhor o espaço e permitem que você guarde suas peças de modo muito mais organizado. Nesses tipos de móveis, também é ótimo investir em organizadores, como caixas. Você pode tanto comprar caixas prontas, quanto economizar e fazer um do it yourself!

Preste atenção no espaço

Na hora de fazer o projeto do ambiente, nós costumamos ter um pensamento fechado de olhar apenas para o básico. Em um quarto pequeno, não limite a sua criatividade, busque pensar em maneiras de usar cada centímetro do ambiente. Aproveite a altura do dormitório e use para facilitar a sua organização. Um exemplo simples é investir em um armário aéreo para colocar itens que você não usa diariamente, como cobertores de inverno.

Outra dica de organização para quarto pequeno é aproveitar os cantos do cômodo. Se tem um espaço sobrando, você pode usá-lo para colocar caixas organizadoras, cabideiros ou uma pequena estante para livros. Atrás da porta é outro cantinho que pode ser utilizado, colocando ganchos para pendurar bolsas. Ou seja, para decorar e organizar só é preciso planejamento e pensar fora da caixinha!

O que você achou das nossas dicas? Para mais conteúdos relacionados à casa e à decoração, acesse o nosso blog! Aqui você encontra diversos artigos que vão te ajudar a chegar ainda mais perto dos seus sonhos!

Acompanhe também nas redes sociais:  Facebook | Instagram | YouTube

Autor(a)

Kappesberg Blog

Assine nossa Newsletter


    Conteúdos Recentes

    Decoração
    Como decorar casa alugada? 5 dicas de ouro

    Por Kappesberg Blog em 15/12/2022

    Dicas
    Iluminação para quarto: guia completo

    Por Kappesberg Blog em 15/12/2022

    Cozinha Modulada
    Como montar uma cozinha modulada com cara de planejada

    Por Kappesberg Blog em 15/12/2022