6 dicas para organizar o seu guarda-roupa

Kappesberg
organização

 

A organização é um ponto fundamental para qualquer lar, tanto para trazer bem-estar, quanto para descomplicar a rotina. Arrumar o guarda-roupa é aquela tarefa trabalhosa, mas necessária para quem preza por um quarto otimizado. Além de deixar o dormitório muito mais funcional, a organização de roupeiro serve para criar um ambiente mais harmonioso, conhecer suas roupas, seu estilo pessoal e, claro, ter mais facilidades no dia a dia, seja para escolher uma peça para compor o visual ou para guardar alguma coisa importante. Essa organização é tão fundamental que existem até profissionais especializados neste tipo de arrumação, os chamados “personal organizers”. Para fazer essa mudança no guarda-roupas e transformá-lo em um móvel mais organizado, o blog Kappesberg selecionou 6 dicas simples, mas que farão toda a diferença. Vamos conferir?

 

Leia também: Como decorar um imóvel alugado sem gastar muito?

 

1. Limpa

Você provavelmente já passou por aquela típica situação de ter uma infinidade de peças de roupa, mas nunca achar o modelo ideal para sair. Faça uma boa limpeza dos seus itens e deixe apenas aquilo que sirva e será utilizado nos próximos meses. Além de deixar o seu guarda-roupas muito mais organizado e prático, você abre espaço para comprar outras peças e renovar o seu visual.

 

Não existe uma regra certa de periodicidade da limpa, mas é interessante fazer sempre que for organizar todo o armário. Após fazer a separação das peças que não vão mais ficar na sua casa, dê-lhes um destino. Você pode vender para ganhar um dinheirinho extra ou doar para alguém que precise. Ah, e isso vale para outros itens, como cobertores, jogo de cama, toalhas etc.

 

Dica da Ká: Nas roupas que ficam penduradas, coloque os cabides todos na mesma posição. Conforme for utilizando as peças, vire o cabide para o lado contrário. Assim, depois de um certo tempo, você pode visualizar melhor quais itens estão sobrando e podem ser descartados!

 

2. Separe

Sabendo o que vai ficar no guarda-roupa, separe os espaços. Essa é uma etapa ainda mais importante para quem tem roupeiro casal e o divide com outra pessoa. Esse é o momento de delimitar quais são as divisórias de cada, bem como o que ficará onde. Também, divida as peças que serão colocadas nas prateleiras e as que ficarão penduradas.

 

O que pode ser pendurado:

  • Camisas sociais
  • Calças
  • Vestidos
  • Casacos

 

O que pode ser dobrado:

  • Camisetas
  • Peças de tricô
  • Bermudas
  • Moletom

 

3. Padronização

Roupeiro G554 Kappesberg

 

Essa é uma dica que vale para todos os cômodos da casa: padronização gera organização. Uma ideia bacana para dar uma noção de profundidade e elegância é investir em cabides iguais ou de mesma cor. Para deixar mais harmônico, a dica é separar as prateleiras internas por cor, facilitando uma ampla visão do que está guardado. Para quem tem muitos itens ou vai dividir o roupeiro, pense em etiquetar as prateleiras e separadores, garantindo um padrão visual de onde ficará cada coisa.

 

4. Roupas dobradas

  Reprodução/Pinterest

 

Além das peças que vão ficar penduradas, precisamos pensar nas peças que ficarão dobradas. Para manter a ordem, o ideal é dobrar as roupas mantendo-as do mesmo tamanho. Existem alguns modelos de dobradores prontos, que facilitam o trabalho, mas você pode facilmente fazer o seu próprio com uma caixa de papelão. Outra dica é substituir a dobra tradicional e fazer pequenos rolinhos com as roupas. Seja qual for a opção que você optar, assim fica muito melhor para visualizar o que tem no seu roupeiro.

 

5. Gavetas

 Reprodução/Pinterest

 

Para começar a arrumar as gavetas, o primeiro passo é separar por categorias, como peças íntimas, meias e biquínis. Na parte interna, você pode apenas dobrar os itens e guardá-los de modo sequencial ou apostar em organizadores. Substitua aquelas pilhas infinitas que bagunçam tudo por opções menores, que te permitam pegar um item sem derrubar os demais. Outra ideia é utilizar saquinhos, que podem ajudar a separar de acordo com a cor ou o tamanho sem ocupar tanto espaço, sendo ideal para um roupeiro solteiro ou um roupeiro pequeno.

 

6. Organizadores

 Organizadores UZ Utilidades

 

Com as peças selecionadas, separadas, padronizadas e dobradas, o último passo é pensar em itens que ainda não têm um lugar certo. Acessórios, por exemplo, costumam ser pequenos e podem se perder na imensidão do guarda-roupas, então, é uma boa opção investir em organizadores. Separe-os conforme a frequência de uso e organize cada item. E claro, para quem gosta de usar a criatividade, está super liberado ao DIY e reciclar objetos da sua casa para fazer organizadores. Para cobertores ou roupas de festa, por exemplo, outra dica é apostar em sacos de fechamento a vácuo, que poupam espaço e evitam o amarelamento das peças.

 

Colocando as dicas de hoje em prática, você tem um guarda-roupa muito mais organizado e funcional, poupando tempo do seu dia a dia para aproveitar cada momento especial da vida!

 

Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe com seus amigos e familiares, não deixe de conferir outros artigos que disponibilizamos em nosso blog. Realize seus sonhos e organize a sua casa com a Kappesberg!

 

Nos siga nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube

 



Blog Kappesberg Curadoria online