6 dicas para deixar a sua cozinha mais funcional

Kappesberg
organização, Dicas da Ká

 

A cozinha é aquela área maravilhosa em uma casa, que é responsável por criar as memórias mais importantes da sua vida. Seja qual for o estilo de seu imóvel, é fundamental ter uma cozinha funcional, que junte a praticidade e o design do jeito que você precisa e merece.

 

Existem diversos modelos de cozinha modulada e, mesmo com um layout pré-definido, você pode ousar e montar da maneira que melhor atenda as necessidades do dia a dia. Pensando nisso, o blog Kappesberg selecionou 6 dicas simples para você colocar em ação e otimizar a sua cozinha. Vamos conferir?

 

Leia também: Áreas embutidas em cozinhas moduladas: saiba como aproveitar os espaços!

 

1. Planejamento e segurança

 Cozinha Áurea Kappesberg

 

Seja qual for o espaço disponível na sua casa, se você ainda não tiver comprado os móveis, planeje a cozinha. Sabendo as medidas e quais lugares da parede podem ou não ser furados, já é possível pesquisar e escolher móveis que combinem com a decoração do seu lar.

Esta parte estrutural, de saber onde tem encanamento, é importante para garantir a segurança da sua casa. O mesmo vale para comprar eletrodomésticos e decidir suas posições na cozinha.

 

2. Organização

 Organizadores UZ Utilidades

 

Seja qual for o cômodo da casa, é mais que fundamental cuidar da organização. Na cozinha, comece limpando toda a área e separando o que vai ser mantido ali ou em outras áreas, como lavanderia e despensa. A partir disso, separe os itens por categorias, como panelas e frigideiras, potes e plásticos, talheres e espátulas, e assim por diante. Também faça a separação dos ingredientes e embalagens, colocando em cima o que você utiliza com mais frequência, como sal, açúcar, arroz e farinha. Para deixar tudo bem organizado, invista em separadores e organizadores, ou coloque a mão na massa e faça você mesmo!

 

3. Desapegue

Essa dica é para quem já tem vários itens de cozinha e quer deixar o espaço mais prático e funcional: desapegue! Quando começamos os preparativos do nosso próprio lar, é muito comum comprarmos muitas coisas e também ganhar de presente outras. No dia a dia, veja o que você realmente está utilizando e não tenha medo de desapegar. Além de ocupar muito espaço nas gavetas e armários, ter mais itens do que o necessário dificulta na hora de cozinhar e achar os acessórios que você precisa naquele momento. O ideal é fazer doações periódicas daquilo que você não usa, assim abre espaço para outros itens que podem ser úteis para a sua rotina. Lembre-se: aquilo que pode estar parado na sua casa pode fazer muita diferença no lar de outra pessoa, por isso, não deixe de doar!

 

4. Pendentes e parede

 Reprodução/Pinterest/apartmenttherapy

 

Em cozinhas pequenas, todo espaço pode e deve ser aproveitado. Utilize pendentes para colocar itens de uso diário, como panelas e frigideiras. Se puder usar a parede, uma dica é adicionar prateleiras e nichos. Para quem quer apostar em algo mais diferenciado, que tal fazer uma parede com arames ou um painel de madeira, semelhante aos pegboards? Assim você ganha um espaço a mais para guardar algumas coisas, colocar listas de compras, receitas e muito mais!

 

5. Móveis modulados

 Cozinha Nox Kappesberg

 

A escolha dos móveis é a chave para deixar a cozinha mais funcional. Os modulados são opções excelentes, que te permitem compor o espaço da maneira que ficar melhor para você. Diferentemente dos planejados, os modulados têm medidas padronizadas e podem ser adquiridos de acordo com o seu projeto, ou seja, você tem toda a liberdade para personalizar o seu espaço, aproveitando cada cantinho útil da cozinha.

 

Dica da Ká: está com dúvida de como visualizar o seu projeto? Faça ele utilizando o Mooble Kappesberg! Com ele você pode adicionar móveis, luzes, decoração e muito mais, o que facilita para entender com mais precisão como ficará a sua cozinha e como deixá-la mais prática.

 

6. Criatividade

Depois que tudo estiver ok com os móveis, planejamento e organização, use a sua criatividade. Pense em novas maneiras de utilizar os seus móveis. Se, por exemplo, você tiver uma cozinha planejada pequena e uma mesa integrada no ambiente, use-a para apoiar seus organizadores ou para preparar receitas, utilizando-a como um balcão. Adapte a cozinha às suas necessidades e na praticidade que você precisa no dia a dia. O seu lado criativo também pode ser aflorado para economizar. Pesquise referências e faça você mesmo!

 

Por fim, o essencial é ter uma cozinha que seja funcional e, principalmente, que tenha a sua cara! O que você achou das dicas de hoje? Se quiser acompanhar outros conteúdos como este, continue navegando em nosso blog, onde você vai encontrar dicas, tendências e muito mais!

 

Siga nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube



Blog Kappesberg Curadoria online