Iluminação indicada para dormitórios

Silvia Inês Pereira

A iluminação é um elemento vital dentro de espaços residenciais. Ela consegue transmitir variadas sensações e mensagens, através da sua temperatura de cor, índice de reprodução de cor, intensidade, entre outros aspectos.

 

A seguir alguns conceitos técnicos de forma rápida para você fazer as escolhas ideais para as suas lâmpadas:


TEMPERATURA DE COR: É a sensação que a cor da luz causa nas pessoas, classificada em quente, neutra ou fria. Quanto mais semelhante à luz do Sol, mais amarelada, mais quente será a luz ou quanto mais branca, mais fria.

 

Para medidar este fator, utilizamos a a unidade de Kelvin, representada pela letra K.

 

 

ÍNDICE DE REPRODUÇÃO DE COR (IRC): é a capacidade que a lâmpada tem de reproduzir fielmente as cores dos objetos. Quanto mais próximo a 100, mais fiel será a cor do objeto. 

Estes conceitos são alguns dos que norteiam as escolhas de lâmpadas e luminárias para cada ambiente e situação. E onde encontro essas informações? Elas são facilmente encontradas nas embalagens das lâmpadas.

 

 

Hoje focaremos nossas dicas no ambiente de dormitório. Qual a melhor iluminação para cada necessidade dentro deste espaço?

 

Uma iluminação geral atende ao ambiente, mas especificar uma lâmpada e luminária de maneira personalizada para cada tarefa desempenhada, tornará as atividades mais fáceis.

 

Geral

O dormitório é um espaço de relaxamento e de recarregar as energias, e a iluminação precisa ser condizente. Em função disso, priorize lâmpadas com temperatura de cor quente, entre 2000 e 3000K, isso tornará o ambiente mais aconchegante e auxiliará no estímulo ao descanso.

 

 

Armários

Caso você tenha a opção de iluminar seu armário internamente opte por fitas de led e/ou spots nas prateleiras e cabideiros, assim será mais fácil visualizar as peças de roupa existentes dentro do armário.

 

Se não possuir essa opção você pode iluminar a área próxima ao armário por meio de trilhos com spots direcionáveis, eles te dão autonomia para posicionar o spot para o local que desejar.

 

O fator mais importante na hora de escolher a iluminação correta para esta área é o índice de reprodução de cor, que neste caso servirá para você visualizar a cor exata das roupas, calçados e objetos. Prefira lâmpadas com índice de reprodução de cor próximo a 100% (IRC 100), essa escolha garantirá que as cores não serão distorcidas.

 

 

Leitura

As luminárias para leitura devem ser pensadas para melhorar e facilitar este momento, seja apoiada na mesa de cabeceira como abajur ou fixadas na cabeceira/parede como arandela ou luminária flexível. Além disso, é importante ser instalada de forma que não atrapalhe caso outra pessoa esteja dormindo ao lado. Devem conter temperatura de cor fria para despertar a atenção do leitor, entre 5600 à 6500K. Caso a luminária ao lado da cama tenha a função de luz de apoio para o ambiente e para leitura opte por uma temperatura de cor mais neutra.

 

 

Dica extra: Se tiver TV no dormitório, evite colocar luminárias acima dela, pois podem ofuscar a imagem da tela.

 

A iluminação pode e deve ser nossa aliada nas funções que desempenhamos e nos espaços que ocupamos. A iluminação correta para cada necessidade tem o poder de transformar os espaços, deixando-os mais funcionais e práticos.

 

Sílvia Inês Pereira

Designer de Interiores



Blog Kappesberg Curadoria online