O que você precisa saber sobre o comportamento do consumidor de móveis - Blog Kappesberg

O que você precisa saber sobre o comportamento do consumidor de móveis

Para otimizar as suas vendas, entender o comportamento do consumidor final é fundamental. Saiba mais! Em 2020, com a pandemia, o isolamento social fez com que as pessoas olhassem mais para dentro de suas casas, já que ficaram reclusas e passaram mais tempo e

Para otimizar as suas vendas, entender o comportamento do consumidor final é fundamental. Saiba mais!

Em 2020, com a pandemia, o isolamento social fez com que as pessoas olhassem mais para dentro de suas casas, já que ficaram reclusas e passaram mais tempo em seus lares. Tudo isso resultou em desejos de mudança para que pudessem ficar mais confortáveis.

Com isso, entra em pauta o comportamento dos consumidores. É fundamental analisá-lo para entender o mercado e oferecer as melhores opções de produtos, de acordo com o perfil de clientes da sua loja.

Para alavancar o seu negócio no mercado moveleiro, também é necessário estar atento às tendências.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas, com base no perfil geral do consumidor, que podem ajudar você a otimizar as suas vendas.

Trace o perfil do seu consumidor

Para entender melhor o funcionamento de uma loja e direcionar de forma mais eficiente os seus produtos para o tipo de público ideal, traçar o perfil do consumidor é uma ferramenta muito útil no processo.

Portanto, na hora de elaborar este estudo de planejamento estratégico, há algumas informações extremamente necessárias para perguntar: idade, escolaridade, ocupação, estado civil, gostos pessoais (cores, formatos), valor que ele gostaria de investir na compra, etc.

Fique atento para qual ou quais redes sociais ele usa. Assim, você saberá como e por onde se comunicar com ele.

Público e suas motivações de compra

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que cada público opta por um tipo de móvel. Por exemplo: um jovem solteiro e que mora sozinho em um apartamento, normalmente não vai comprar um sofá do tamanho que um pai de família, que mora em uma casa espaçosa com filhos, compraria.

Neste sentido, é necessário entender as motivações e necessidades que levam o cliente a adquirir determinado produto.

Além da questão custo-benefício e da situação financeira de cada um, outros pontos que figuram entre os principais motivos para comprar um móvel novo são: reforma, mudança, redecoração e renovação de ambientes.

Entendendo isso, você consegue analisar qual é o melhor tipo de oferta para determinado público e otimizar as suas vendas, oferecendo o produto ideal, que vai suprir a necessidade do cliente.

Qualidade e preço

Por mais que os tópicos citados acima sejam fundamentais na hora de traçar o perfil do consumidor e entender quais são as motivações que o levam a adquirir um móvel novo, a qualidade e o preço se destacam como as principais razões para alguém optar pela sua loja.

Móveis feitos com materiais de qualidade, que tragam soluções inovadoras para problemas que o cliente nem sabia que tinha e que tenham um bom custo-benefício, chamam mais a atenção e ajudam a qualificar a sua loja no mercado.

Atendimento

A qualidade e eficiência do atendimento também são tópicos importantes na hora da fidelização de um cliente com a sua loja.

Procure sanar as dúvidas e garantir que ele entenda todos os detalhes, tanto do móvel, quanto as formas de pagamento e garantias.

Faça com que ele se sinta bem no seu estabelecimento. Ofereça uma água, um café ou um chá, por exemplo. O processo de conquistar um cliente envolve dos maiores aos menores detalhes.

Proporcione uma boa experiência de compra

O processo de compra de um cliente na sua loja começa antes mesmo da pessoa sair de casa, com as pesquisas no seu site ou nas redes sociais.

Busque entender qual é o melhor produto para o perfil dele, com as suas motivações e necessidades, além de oferecer um atendimento de qualidade, as chances de finalizar a venda e fidelizá-lo são muito maiores.

Com isso, o vendedor mostra estar preparado e munido de todas as informações que o consumidor questionar referente aos produtos. Isso também traz credibilidade para a sua loja.

Assim, você proporciona uma boa experiência de compra e ganha o benefício da propaganda gratuita, já que aumentam as chances do cliente satisfeito recomendar o seu estabelecimento.

Gostou das dicas?

Conhecer o perfil do consumidor de móveis e estar preparado para atendê-lo nunca é demais. Oferecer produtos de qualidade também não! Com isso, a Kappesberg pode te ajudar.

Temos opções incríveis de móveis, como as linhas para cozinhas, dormitórios, salas de estar e de jantar e muitas outras, além de uma vasta paleta de cores e designs, para que você escolha quais produtos vai ofertar conforme o gosto e a necessidade do seu consumidor.

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