Saiba as melhores formas de organizar a cozinha do seu lar - Blog Kappesberg

Saiba as melhores formas de organizar a cozinha do seu lar

Funcional e utilizada por toda a família, a cozinha merece atenção na organização dos armários, balcões e gavetas. Conheça dicas especiais para tornar esse espaço ainda mais aconchegante.  Ponto de encontro das famílias, a cozinha é um dos espa

Funcional e utilizada por toda a família, a cozinha merece atenção na organização dos armários, balcões e gavetas. Conheça dicas especiais para tornar esse espaço ainda mais aconchegante. 


Ponto de encontro das famílias, a cozinha é um dos espaços mais especiais dentro de um lar. Além de ser um cômodo funcional, vem recebendo bastante atenção das pessoas na hora de escolher os móveis e eletrodomésticos que farão parte das suas rotinas.

Normalmente, a cozinha é onde a família está reunida durante o preparo e o consumo das refeições e, também pode ser ponto de estudo ou reuniões. Por isso, como é bastante utilizada durante o dia, a chance da bagunça fazer parte da rotina do ambiente é maior.

E para dar adeus à desorganização, a Kappesberg separou dicas especiais para você deixar a sua cozinha – seja ela pequena ou grande – organizada e muito mais prática. Além disso, saiba como deixar esse espaço arrumado durante o dia. Tudo para que o seu lar fique ainda mais aconchegante e especial. Saiba mais sobre isso nesse post especial da Kappesberg.

Limpeza e descarte de itens não utilizados

O primeiro passo na hora de organizar a cozinha é dar atenção aos armários, como balcões, paneleiros, aéreos, cristaleiras, entre outros. Eles são peças-chave na sua rotina e precisam estar todos em dia com a arrumação.

A principal dica é retirar todos os itens dos armários e gavetas e limpar os espaços por dentro com um pano úmido, com água e sabão neutro.

Nesse momento, aproveite para separar pratos, utensílios ou vasilhas que você não utiliza mais, além daqueles que estão danificados, e dê outra finalidade. A ideia é ter os armários e gavetas mais livres, sem deixar a praticidade de lado.

A geladeira também merece cuidados quando se fala em limpeza e descarte de itens não utilizados, com foco na organização da sua parte interna. Itens quase vazios devem ser analisados, entendendo a importância de mantê-los ou descarta-los. Analise também as frutas e verduras, garantindo que fique apenas as que estão em perfeito estado.

Produtos como leite, sucos, potes com alimentos, entre outros, devem estar sempre fechados, para evitar odores na geladeira.

Além disso, é muito importante verificar a validade dos itens que estão armazenados.

Checklist é um aliado no momento da limpeza

Para que a tarefa de limpar não fique cansativa, é possível dividi-la em etapas. Que tal seguir esse plano de rotina e deixar sua cozinha brilhando?

Veja a lista abaixo com dicas para que você possa fazer um checklist da limpeza.

Limpeza diária

  1. Lavar primeiro os copos, pratos, talheres, e depois vasilhas plásticas, panelas e refratários;
  2. Limpar o fogão;
  3. Trocar o pano de prato;
  4. Varrer o chão da cozinha;
  5. Retirar o lixo.

Limpeza semanal

  1. Limpar o micro-ondas e forno;
  2. Geladeira: além da limpeza, confira a validade de todos os mantimentos;
  3. Porta dos armários, bancadas, vidros e janelas;
  4. Azulejo próximo do fogão;
  5. Limpar grade da coifa/exaustor;
  6. Lixeira: limpe com água quente e detergente;
  7. Piso: passe pano com água e detergente.

Limpeza Mensal

  1. Esvaziar e limpar os armários da cozinha;
  2. Esvaziar e lavar os potes de mantimentos;
  3. Limpar paredes;
  4. Limpar coifa/exaustor;
  5. Limpar eletrodomésticos.

Dica extra: depois que tudo estiver limpinho, invista em vasos de flores naturais para deixar sua cozinha alegre e perfumada.

Como organizar os itens

Nessa etapa, você pode separar as louças, talheres e demais itens conforme a frequência que você ou a sua família utiliza. Aquele conjunto de jantar que é lembrado somente em ocasiões especiais pode ficar mais afastado, na parte mais alta do armário da cozinha.

Já as louças que você manuseia todos os dias devem ficar acessíveis e organizadas na parte mais baixa do móvel. O mesmo vale para as panelas: separe-as conforme a necessidade e a frequência que você precisa delas.

Nesse sentido, uma organização mais efetiva pede que você enxergue tudo que há dentro do armário: itens maiores atrás e menores à frente. Por exemplo: se for um armário para guardar taças, deixe as mais altas no fundo.

Outra dica importante que auxilia na organização é contar com armários e gavetas com divisórias. Elas são ótimas aliadas na arrumação dos espaços, além de facilitar quando você estiver precisando de algo.

Outro ponto que merece destaque são os potes. Muitas famílias utilizam potes de plástico ou de vidro – que são grandes parceiros no dia a dia. Porém, não é fácil mantê-los arrumados.

A nossa dica é não os acomodar em gavetas, mas, sim, em prateleiras. Dessa forma, colocando-os empilhados, um dentro do outro e com as suas respectivas tampas. Se não for possível, tente organizar aqueles com tamanhos parecidos, um em cima do outro, também. Deixe as tampas sempre juntas para não as perder.

Destaque para as gavetas

Ultimamente, as gavetas do balcão da pia ficaram maiores. Tudo para que você tenha ainda mais espaço para guardar os seus itens do dia a dia. Por isso, você precisa pensar bem antes de organizar o que vai nesses espaços.

Considerando que você tenha três gavetas à disposição, lembre-se de colocar os mais importantes na primeira. Isso inclui talheres de servir e também um espaço para mexedores, escumadeiras e pegadores.

Nas demais, podem ser acomodados panos de prato, toalhas de mesa e jogo americano, dobrados da forma tradicional ou em uma espécie de rolinho, que aumenta ainda mais a capacidade.

Produtos de limpeza

Esses produtos devem ter um local específico e longe dos alimentos. Uma solução é utilizar gavetas ou balcões próximos ou embaixo da pia. Nesse local, você pode guardar os panos, produtos de limpeza, sacos de lixo, etc. Uma dica bacana é usar cestos para deixar tudo bem organizado.

Organização para um espaço ainda mais confortável

Com foco na organização e móveis certos, a sua cozinha estará sempre organizada e pronta para levar ainda mais conforto e bem-estar para você e sua família. E lembre-se: dê atenção para que a bancada ou os balcões estejam livres o maior tempo possível, eliminando a sensação de espaço repleto de coisas e mantendo o ar de organização. Deixe apenas eletrodomésticos, por exemplo, como cafeteiras, processadores, entre outros.

Esperamos que as nossas dicas ajudem você a ter um lar ainda mais organizado. Agora a nossa dica é que você assine a newsletter da Kappesberg e receba mais conteúdos relevantes para a sua casa direto no seu e-mail. Clique no botão abaixo e se inscreva agora!

Autor(a)

Kappesberg Blog

Assine nossa Newsletter


    Conteúdos Recentes

    Decoração
    Como decorar casa alugada? 5 dicas de ouro

    Por Kappesberg Blog em 15/12/2022

    Dicas
    Iluminação para quarto: guia completo

    Por Kappesberg Blog em 15/12/2022

    Cozinha Modulada
    Como montar uma cozinha modulada com cara de planejada

    Por Kappesberg Blog em 15/12/2022